Contato - trabalhosassemae@gmail.com
O nome é obrigatório e precisa ser uma palavra
O nome é obrigatório e precisa ser uma palavra
Digite um assunto para a mensagem
Digite uma mensagem
Site ASSEMAE
Site ASSEMAE

45ª ASSEMBLEIA NACIONAL DA ASSEMAE

24 a 29 de maio de 2015, Poços de Caldas, MG

REGULAMENTO DA XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento (XIX EEMS)

O regulamento, juntamente com o cronograma, foi elaborado pela Comissão Relatora com aval da ASSEMAE. Da mesma forma que os eventos anteriores, a XIX EEMS terá o número ISBN (International Standard Book Number).

Coordenação Geral

Paulo Sergio Scalize
Av. Universitária, 1488 – Setor Universitário
Goiânia – Goiás
CEP 74605-220
(62) 3209-6257
trabalhosassemae@gmail.com

Comissão Relatora

Paulo Sérgio Scalize
Alessandro Siqueira Tetzner
Cíntia Maria Ribeiro Vilarinho
Alair de Assis
Dirceu Scaratti
Laudicéia Giacometti Lopes
Luiz Roberto Santos Moraes
Germán Sanz Lobón

Princípios Gerais

Os Trabalhos Técnicos, inéditos, devem apresentar e discutir criticamente experiências municipais que possam contribuir para o fortalecimento da ação dos municípios no campo do saneamento, considerando o temário exposto a seguir.

Temário

# Tema Descrição
1 Abastecimento de Água Captação, tratamento, abastecimento e distribuição de água; resíduo de ETA.
2 Esgotamento Sanitário Caracterização, coleta, tratamento, disposição, reuso, lodos e biossólidos.
3 Limpeza Pública e Manejo dos Resíduos Sólidos Reciclagem, coleta, tratamento, disposição final e aterros.
4 Drenagem Urbana e Manejo das Águas Pluviais Manejo e drenagem de águas pluviais, hidrologia urbana, tratamento e gestão.
5 Recursos Hídricos Mananciais superficiais e subterrâneos; planejamento, gestão e aproveitamento das águas; controle da poluição; políticas e estudos avaliativos.
6 Saúde Pública e Controle de Vetores Doenças, controle de vetores, epidemiologia, vigilância sanitária e salubridade ambiental.
7 Política e Gestão dos Serviços de Saneamento Básico Política, planejamento e gestão ambiental; política, planejamento e gestão de serviços públicos de saneamento básico, regulação, regulamentação, eficiência empresarial, organização e qualidade.
8 Educação Ambiental e Comunicação Social Participação e controle social; educação ambiental, formação gestão e capacitação de pessoas em saneamento e meio ambiente.
9 Gestão e Redução de Perdas de Água; energia e eficiência energética Gestão e perdas nos sistemas de abastecimento de água; energia e meio ambiente; eonexão entre água e energia; eficiência energética em saneamento. gestão, controle e redução de consumo.
10 Planos Municipais, Regionais e Estaduais de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Elaboração, implementação e manutenção de planos municipais, regionais e estaduais de saneamento básico; gestão dos resíduos sólidos, consórcios.

Cronograma

Prazo Trabalho Técnico
06 de fevereiro de 2015 Prazo final para envio via internet do Resumo Expandido do Trabalho Técnico.
30 de março de 2015 Divulgação dos Resumos Expandidos dos Trabalhos Técnicos selecionados para apresentação oral ou pôster.
27 de abril de 2015 Prazo final para envio via internet do Trabalho Técnico completo e definitivo para inclusão no CD dos anais da Assembleia.
24 a 29 de maio de 2015 Apresentação dos trabalhos técnicos

Regras Gerais

Será permitida a inscrição de mais de um trabalho por autor ou grupo de autores. Ao inscrever seu trabalho, o autor estará automaticamente autorizando a ASSEMAE a utilizar a obra de sua autoria, em publicação impressa, digital, internet, CD-ROM, em seus veículos institucionais e documentos editados, ou em qualquer outra mídia.

A ASSEMAE não patrocina nenhuma despesa do (s) autor (es) dos Trabalhos Técnicos.

Serão desclassificados os trabalhos que apresentarem promoção comercial de qualquer empresa, produto ou marca, ou que desrespeitarem este regulamento.

Durante a apresentação oral do trabalho fica expressamente proibida qualquer propaganda por parte do expositor, cabendo ao coordenador da mesa anotar em relatório informações pertinentes, para que a Comissão Relatora possa emitir parecer impedindo-o de participar em futuros eventos promovidos pela ASSEMAE.

Os fatos técnicos e jurídicos decorrentes da apresentação dos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Relatora da XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento.

Inscrição

A inscrição de Trabalho Técnico será feita, exclusivamente, mediante o envio do Resumo Expandido pela internet, para o endereço que estará disponível no site da ASSEMAE - www.assemae.org.br. Não serão aceitas as inscrições de trabalhos por correio ou fax.

Para efeito de prazo será considerada a data de envio da mensagem.

Os Resumos Expandidos serão avaliados pela Comissão de Avaliação Técnica e selecionados pela Comissão Relatora.

Não serão aceitas alterações de autoria (inclusão ou exclusão de co-autores) após a apresentação do Resumo Expandido.

Alterações no título dos trabalhos somente serão aceitas se advindas de recomendações da Comissão Relatora

No ato de envio do Resumo Expandido será obrigatório o preenchimento de todos os campos da folha de inscrição, sem a qual o trabalho não poderá ser enviado. Para cada trabalho enviado deverá ser preenchida uma folha de inscrição.

Não serão aceitos pedidos de alteração de enquadramento dos trabalhos nos temas. No entanto, a Comissão Relatora se reservará a prerrogativa de recomendar o reenquadramento dos trabalhos apresentados.

Resumo Expandido do Trabalho

Somente serão aceitos os resumos expandidos enviados em extensão “.doc”, digitado no modelo disponível no site. Todos os demais formatos de arquivos, inclusive compactados, serão bloqueados.

Para efeito de prazo será considerada a data de envio da mensagem.

O resumo expandido deverá ocupar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) páginas e os textos digitados em fonte arial, tamanho 11, cor preta e espaçamento entre linhas 1,5. As margens direita (2,5 cm), esquerda (2,5 cm), superior (3,0 cm) e inferior (2,5 cm) conforme definidas no modelo disponível no site. Poderão ser incluídas figuras, gráficos e ilustrações, desde que o tamanho do arquivo, de todo o Resumo Expandido, não ultrapasse 3MB.

Nenhuma referência ao (s) nome (s) do (s) autor (es), suas entidades ou endereços poderá ser feita nas páginas do resumo expandido, ficando restrito à folha de inscrição. Os Trabalhos Técnicos devem ser enviados de acordo com o modelo.

Avaliação dos Resumos Expandidos

Mediante as notas atribuídas pela Comissão de Avaliação Técnica, a Comissão Relatora classificará os trabalhos em:

  • Selecionado para apresentação oral;
  • Selecionado para divulgação em forma de pôster;
  • Não selecionado;

O número de trabalhos selecionados para apresentação oral estará condicionado às limitações de horários e sessões previstas na programação da XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento.

A Comissão Relatora poderá solicitar, se absolutamente necessário, alterações no Resumo Expandido selecionado. O não atendimento quando da apresentação do Trabalho Definitivo, poderá resultar na exclusão do mesmo.

A Comissão de Avaliação Técnica será formada por professores, mestres e doutores de universidades brasileiras, selecionados em função da reconhecida competência e produção acadêmica no campo da engenharia sanitária e ambiental.

Resultados

A relação dos Resumos Expandidos selecionados estará disponível, conforme cronograma, no site da ASSEMAE. A coordenação informará, por e-mail, ao (s) autor (es) dos Resumos Expandidos selecionados.

Trabalho Definitivo

O Trabalho Definitivo referente ao Resumo Expandido aprovado (oral ou pôster) deverá ser enviado para a ASSEMAE conforme cronograma, única e exclusivamente pela internet, para o endereço que estará disponível no site da ASSEMAE – www.assemae.org.br. Trabalhos definitivos enviados após esta data não serão incluídos no CD dos anais do evento. Somente serão aceitos os Trabalhos Definitivos enviados em extensão “.doc”, digitado no modelo disponível no site. Todos os demais formatos de arquivos, inclusive compactados, serão bloqueados.

O Trabalho Definitivo deverá ocupar no máximo 15 (quinze) páginas e os textos digitados em fonte arial, tamanho 11, cor preta e espaçamento entre linhas 1,5. As margens direita, esquerda, superior e inferior estarão definidas no modelo disponível no site. Poderão ser incluídas figuras, gráficos e ilustrações, desde que o tamanho do arquivo, de todo o Trabalho, não ultrapasse 3MB. Sugere-se que o desenvolvimento siga a mesma ordem do Resumo Expandido.

Apresentação dos Trabalhos

Apresentação Oral

Cada Trabalho deverá ser apresentado em um tempo máximo de 30 minutos. Sugere-se que a apresentação restrinja-se a 20 minutos para que os 10 minutos restantes seja aberto a perguntas e debates entre os participantes. Em nenhuma hipótese esse tempo será ampliado.

A data e horário para apresentação do Trabalho serão definidos na programação da Assembleia e, em nenhuma hipótese, poderá ser alterado.

Sugere-se que o Trabalho seja apresentado em PowerPoint, pois, as salas estarão equipadas somente com projetor multimídia, computador (programa PowerPoint) e flip-chart.

Apresentação em Pôster

A produção, confecção, transporte, fixação e retirada do pôster é de inteira responsabilidade do autor. O pôster deverá ter dimensões de 1,20 metros de altura e 0,80 metros de largura e a sua fixação feita no primeiro dia do evento.

Premiação

Serão conferidos três prêmios de “Melhores Trabalhos da XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento”, independentemente do tema em que o trabalho esteja inscrito. Inicialmente serão pré-selecionados seis trabalhos para concorrer a premiação baseado exclusivamente nas notas e na indicação de sugestão de premiação atribuídas aos Resumos Expandidos pela Comissão de Avaliação Técnica. Esses trabalhos receberão nova avaliação baseada na versão do Trabalho Definitivo (trabalho completo) e na sua apresentação durante a XIX EEMS, definindo assim os três Trabalhos premiados.

Toda a responsabilidade de avaliação e definição da premiação será da Comissão Relatora da XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento, ouvida a Comissão de Avaliação Técnica.

Os três trabalhos premiados terão divulgação destacada nos veículos de comunicação da ASSEMAE (site, carta eletrônica semanal e Jornal Saneamento e Municípios).

O primeiro autor do melhor trabalho receberá como premiação uma viagem internacional para participação em um evento ligado ao saneamento, a ser definido pela ASSEMAE até o momento da premiação. Somente poderá concorrer à premiação o 1o autor que realizou a apresentação. Ele terá direito a um acompanhante, sendo que esse prêmio não poderá ser doado, vendido ou qualquer outro tipo de transferência.

Os seis trabalhos pré-selecionados serão convidados a submeter seu artigo na forma completa na Revista Eletrônica de Engenahria Civil (REEC), ISSN 2179-0612, que é classificada com Qualis Capes e apresenta o D.O.I.

Serão também premiados aqueles autores que inscreveram e tiveram seus Trabalhos aprovados em todas as 5 (cinco) últimas edições da Assembleia Nacional da ASSEMAE (2011, 2012, 2013, 2014 e 2015), sem interrupções. Para receber essa premiação, os autores que atendem às normas deverão enviar à Coordenação cópia dos certificados de autoria em Trabalhos Técnicos nas 5 últimas edições. Os autores que receberam essa premiação anteriormente deverão participar de 5 novas edições para receber nova premiação.

A cada um dos autores dos Trabalhos premiados será atribuído um certificado e a isenção de inscrição na 46a Assembléia Nacional da ASSEMAE.

Certificados

Serão conferidos certificados aos autores e co-autores dos Trabalhos Técnicos apresentados em forma de pôster ou oral. Os certificados serão disponibilizados no site da ASSEMAE e aqueles que não apresentarem ou fixarem os trabalhos aprovados não receberão certificados.